Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sinopse do filme "Chocolate" !


chocolate
Uma jovem mulher autista, metade Tailandesa, metade Japonesa, filha de um Yakuza, e apaixonada por chocolate e filmes de artes marciais, revela ter dons especiais e reflexos apurados. Ela começa a treinar imitando movimentos de filmes. Quando ela testemunha o espancamento da mãe por alguns gangsters, suas habilidades se tornarão necessárias, já que confrontos reais surgirão muito além da televisão.
Gangues. Chefões de fase. Lutinha de espadas. Voadora!
Apesar da japa bonitinha e o nome de comédia romântica na capa… Chocolate é um filme de kickboxing! De porradaria a rolê!
E é feito na Tailândia, a terra dos kickboxers!
A história toda gira em torno de uma menina, filha de um Yakuza com uma criminosa tatuada erótica. A garotinha tem autismo, e passa os dias assistindo a filmes de pancadaria. Ela desenvolve o talento de lutar, mas ele só é colocado em prática quando a família precisa de dinheiro e ela resolve cobrar o faz-me-rir que algumas pessoas devem pra mãe dela.

domingo, 21 de novembro de 2010

Flávio Arns defende criação de sistema nacional de atendimento aos autistas

Em Audiência Pública no Senado, ocorrido no dia 17/11/2010, o senador Flávio Arns (PR) acatou nesta quarta-feira (17) a sugestão de projeto de lei da Associação em Defesa do Autista (Adefa), que prevê a criação do Sistema Nacional Integrado de Atendimento para os autistas.  Após debater o assunto em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o tucano disse que vai enviar a proposta para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa na próxima semana. “É um projeto muito importante, pois essa área exige organização, políticas públicas bem estruturadas, trabalho articulado para o atendimento à criança, ao adolescente, ao jovem, ao adulto e ao idoso com autismo”, enfatizou.
De acordo com o parlamentar, o governo foi omisso em não criar políticas públicas de esclarecimento à população e atendimento às famílias . “O governo federal tem uma ação muito fundamentalista e radical não aceitando sugestões que a sociedade julga ser importante em termos de alternativas de atendimento”, avaliou.
Se aprovada, a legislação será uma das primeiras no mundo a priorizar o autismo como caso de saúde pública em nível nacional, incluindo a capacitação de profissionais de saúde, criação de centros de atendimento especializado, além de criar um cadastro nacional.
Para a presidente da Adefa, Julceli Antunes, a aplicação desse projeto é de urgência, pois no Brasil não há dados oficiais sobre a quantidade de portadores da síndrome, considerada epidêmica nos Estados Unidos. O parlamentar também apontou alguns problemas que devem ser solucionados, como a inexistência de uma sistemática de abordagem na área da saúde e de inclusão ao mercado de trabalho. Segundo o senador, as famílias são pouco orientadas e  faltam profissionais qualificados, que, na maioria das vezes, não sabem a melhor maneira de proceder com uma pessoa que tem autismo em alto ou baixo grau.
Na avaliação de Flávio Arns, a área de atendimento ao autista no Brasil é muito carente e a aprovação do projeto permitirá a articulação das áreas de educação, saúde, trabalho, esporte e cultura para melhor receber e incluir essas pessoas. Também participaram da audiência a presidente da Associação Brasileira de Autismo (Abra), Marisa Furia Silva; a presidente da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-BA), Rita Valéria Brasil; o professor de psiquiatria Marcos Tomanik Mercadante; e o mestre em telecomunicações e autista Gustavo de Medeiros.