Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Relação entre as crianças com autismo e Thomas & Friends

Veja o relatório da pesquisa encomendada pela National Autistic Society (NAS) sobre a relação especial existente entre as crianças com autismo e Thomas & Friends. Em 2001, a National Autistic Society (NAS) realizou uma pesquisa com 81 pais e descobriu que crianças com autismo estão muito mais fortemente associadas com Thomas & Friends a outros personagens infantis. Em 2007, a NAS, com o apoio da HIT Entertainment, que produz e é detentora dos direitos de propriedade de Thomas & Friends, encomendou uma nova pesquisa para melhor investigar esta relação especial.
"D viu Thomas na televisão por acaso. Ele gritou o nome de Thomas e ficou muito animado. Isso foi realmente incomum, pois na maioria das vezes ele era completamente silencioso."
Pai de uma criança de cinco anos com Síndrome de Asperger 

ESTABELECENDO CONEXÕES

UM RELATÓRIO SOBRE A RELAÇÃO ESPECIAL ENTRE AS CRIANÇAS COM AUTISMO E THOMAS & FRIENDS
(Tradução/adaptação livre de Ubiratan Bueno)

Resumo da Pesquisa

"Todos os pêlos em meus braços arrepiaram quando eu vi a pesquisa no site da NAS. J viveu e respirou Thomas por uns bons três ou quatro anos. Tudo tinha que ser Thomas.”
Pai de uma criança de nove anos com autismo

Introdução  

Em 2001, a National Autistic Society (NAS) realizou uma pesquisa com 81 pais e descobriu que crianças com autismo estão muito mais fortemente associadas com Thomas & Friends a outros personagens infantis.
Em 2007, a NAS, com o apoio da HIT Entertainment, que produz e é detentora dos direitos de propriedade de Thomas & Friends, encomendou uma nova pesquisa para melhor investigar esta relação especial.

A pesquisa
 
Em abril de 2007, foi lançada no site da NAS uma pesquisa dirigida a pais de crianças com autismo, com idade inferior a 10 anos, onde aproximadamente 750 pessoas participaram.  Também, foram realizadas dez entrevistas por telefone com pais de crianças com autismo, com idade compreendida entre quatro e nove anos. Participaram dessa entrevista quatro pais da Inglaterra, dois do País de Gales, dois da Escócia e dois na Irlanda do Norte.

Resumo dos resultados da pesquisa

Algumas das principais conclusões foram:
  • Comparado a outros personagens infantis, Thomas & Friends demonstrou ser o mais popular, com cerca de 90% da preferência das crianças, sob o grau “gostar muito".
  • Muitos pais relataram que Thomas & Friends contribuiu de maneira significativa na aprendizagem precoce e no desenvolvimento de seus filhos, em particular: números, cores e expressão oral.
  • Algumas crianças no estudo foram capazes de aprender emoções e expressões faciais básicas a partir de Thomas & Friends.
  • Os pais foram capazes de usar as falas presentes no desenho Thomas & Friends para se comunicar com seus filhos, quando a linguagem comum falhava.
  • Aproximadamente 39% dos pais informaram que o interesse das crianças por Thomas & Friends durou dois anos a mais, quando comparado ao interesse dos irmãos pelo personagem.
  • Para os pais, o aspecto mais importante da relação está na sensação de segurança e de proteção proporcionado por Thomas & Friends, além do efeito calmante em suas crianças.
 
Natureza da relação

58% dos pais informaram que Thomas & Friends foi o primeiro personagem infantil que a criança gostou, onde quase 60% passaram a gostar dele antes dos dois anos da idade.
De acordo com as entrevistas, a idade inicial típica foi de 18 meses. Thomas & Friends foi freqüentemente não só a primeira, mas a única coisa que as crianças manifestaram algum interesse espontâneo ou apego.

"D viu Thomas na televisão por acaso. Ele gritou o nome de Thomas e ficou muito animado. Isso foi realmente incomum, pois na maioria das vezes ele era completamente silencioso."
Pai de uma criança de cinco anos com Síndrome de Asperger

"Thomas & Friends foi a primeira coisa J falou espontaneamente quando tinha dois anos e meio de idade. Antes, ele falava apenas quando era pedido, ele nunca iniciava um discurso."
Pai de uma criança seis anos com autismo de alto funcionamento

Nossa pesquisa sugere que as crianças descobriram Thomas & Friends no programa de televisão, porém os seus formatos favoritos são os DVDs/vídeos e os brinquedos. A popularidade dos DVDs talvez seja explicada pela possibilidade de reprodução repetitiva, com mais de 71% dos pais relatando que isso era "muito importante" para os seus filhos. Essa é uma peculiaridade apresentada por pessoas com autismo, de repetir muitas vezes atividades em um estreito intervalo de tempo.
Aquelas crianças que tinham a fala desenvolvida, em muitos casos passaram a reproduzir as histórias de um episódio com seus trens de brinquedo, juntamente com a repetição do diálogo e / ou narração, e às vezes imitando as diferentes vozes.
Em geral, os pais relataram que a preferência de seus filhos por Thomas & Friends foi mais forte do que por qualquer outro personagem infantil e que durou mais tempo. Algumas crianças também estabeleceram laços com outros personagens infantis que tinham rostos, como por exemplo, os veículos e os equipamentos de Bob o Construtor e com os personagens de Carros, da Disney.
Os pais muitas vezes descreveram o relacionamento da criança com Thomas & Friends como "obsessivo". O filho queria tudo e qualquer coisa relacionada a ele, e não apenas os trens de brinquedo e DVDs, mas também as camisetas, revistas, livros, cartazes, roupas de cama, cortinas, pôsteres, adesivos, lancheiras, etc.
Seus filhos tinham profundo conhecimento de Thomas & Friends abrangendo não apenas todos os detalhes visuais dos trens, mas também as suas "personalidades" e de onde vinham. Eles assistiam aos DVDs do começo ao fim por mais de uma vez, alinhavam os seus brinquedos por tamanho e/ou cor, não compartilhavam seus brinquedos, e os levava para todo lugar, tornando-se muito angustiado se os seus trens ou qualquer outro produto de Thomas fosse perdido ou extraviado.

"J tinha duas miniaturas, uma de Thomas e a outra de Bertie, ele os carregava por toda parte, quando ele tinha mais ou menos dois anos e meio. Parecia que a vida de J não valia a pena quando um deles desaparecia, ele ficava completamente transtornado e não fazia nada.”
Pai de uma criança de seis anos de idade com autismo de alto funcionamento

Aprendendo com Thomas & Friends

A maioria dos pais percebeu que Thomas oferecia benefícios educacionais para seus filhos, tais como o aprendizado de cores, números, formas, expressões orais, fala, desenho, leitura e escrita, com 48% dos pais relatando que seu filho aprendeu "muito" sobre as cores, 49% sobre os números e mais de 34% sobre a língua / fala.

"Tudo é interpretado ou traduzido através de Thomas & Friends - incluindo a linguagem, cores, números e formas."
Pai de uma criança de seis anos de idade com autismo de alto funcionamento

"Thomas & Friends é 100% responsável por ele desenvolver a  fala. Thomas era a sua vida."
Pai de uma criança de nove anos de idade com autismo

As crianças com autismo podem ter a impressão de que as pessoas sejam confusas e assustadoras porque lutam para compreender a complexidade das expressões faciais, da linguagem do corpo e da fala. Quase um terço dos pais percebeu que Thomas & Friends tinha ajudado as suas crianças no aprendizado de expressões faciais e de emoções, o que também foi verificado com os pais entrevistados. Alguns consideraram que esta aprendizagem tinha ido muito mais além, onde seus filhos conseguiam generalizar, a partir dos trens, o reconhecimento de expressões faciais e emoções das pessoas.

"Thomas & Friends foi definitivamente um dos elementos que o ajudou a reconhecer expressões faciais humanas e a rotular suas próprias emoções."
Pai de uma criança de sete anos de idade com autismo
"Ele definitivamente utiliza as expressões faciais dos trens para distinguir rostos entre diferentes emoções. Thomas o ajudou a entrar não apenas no mundo da  linguagem, mas também a perceber o que as pessoas sentem.”
Pai de uma criança de nove anos de idade com autismo

Os pais relataram que Thomas & Friends também tinha motivado seu filho a aprender novas habilidades, como usar o computador e a internet, o que lhes permitiu descobrir ainda mais sobre o seu assunto preferido. Alguns pais também foram capazes de utilizar o interesse de seus filhos por Thomas & Friends para expandir para outros temas, como por exemplo, aprender sobre como os diferentes tipos de trens trabalham, como os trilhos funcionam e sobre a eletricidade.
A maioria das crianças com autismo procura compreender e classificar o mundo de maneira que faça sentido para elas. O mundo calmo e dócil de Thomas & Friends com suas histórias simples, cores ousadas, expressões faciais bem resolvidas e personagens que se comportam de maneira bastante previsível, demonstra ser um grande recurso para que elas possam compreender melhor e se relacionar com outras pessoas.
Além disso, os personagens de Thomas & Friends são bastante adequados para identificar, listar e colecionar, que são comportamentos comuns em muitas crianças com autismo.

"A é muito literal, portanto as pessoas podem ser muito complexas e confusas para ele. Assim, a natureza não-humana de Thomas, sem interação social envolvida torna possível para A aprender com ele. Em Thomas, o que eles falam é o que eles pensam, não há enredos ocultos ou 'extras' não mencionados para compreender."
Pai de uma criança de seis anos de idade com autismo de alto funcionamento

Importância para as famílias

A qualidade mais importante de Thomas & Friends para os pais foi que ele criou um sentimento de segurança, com 56% de avaliação "muito importante".
O efeito calmante proporcionado por Thomas & Friends, também foi mencionado como "muito importante" para quase 54% dos pais e ajudar a criança a compreender sentimentos e emoções, foi classificado como "muito importante" por 50%. Estas qualidades também foram avaliadas pelos pais que foram entrevistados.

"Às vezes nós simplesmente não sabíamos o que fazer com ele, especialmente quando ele estava tendo um ataque de gritos. Mas, Thomas sempre o acalmava.”
Pai de uma criança de seis anos de idade com autismo de alto funcionamento

Muitas das crianças no estudo passaram a gostar de Thomas & Friends em uma idade inferior e por um período de tempo maior do que os seus irmãos e irmãs, onde quase 39% gostaram de Thomas & Friends um ou dois anos antes, e por dois anos a mais, do que seus irmãos.
O intenso interesse por Thomas & Friends parece ter contribuído de alguma forma que possibilitou que crianças com autismo e seus irmãos pudessem interagir, mesmo que fosse apenas para assistir juntos a um DVD de Thomas & Friends.

"R brincava com trens e trilhos ao lado de seu irmão e de sua irmã. Sua irmã contava uma história sobre os trens, por vezes de R participava, mas eu acho que ele não entendia. Ele preferia as mesmas histórias do DVD. Ele não gostava de bater os trens uns nos outros com o seu irmão!"
Pai de uma criança de sete anos de idade com autismo
Conexão de comunicação

Curiosamente, alguns pais descobriram que eles podiam se comunicar com seus filhos e administrar o seu comportamento usando a fala e os termos presentes em Thomas & Friends, onde linguagem tradicional falhou.

"Nós usamos muitas falas de Thomas para nos comunicar com B e levá-lo a fazer coisas, como 'lavar com água' para um banho, dizendo que ele era "muito útil", “está se movendo com ruído” hora de ir para a cama, e "luz vermelha" ou "o sinal está fechado' para parar.”
Pai de uma criança de quatro anos de idade com autismo de alto funcionamento

Ser capaz de projetar sentimentos, a partir de um dos trens era outro exemplo de como as crianças usam Thomas & Friends para se comunicar e lidar com emoções difíceis ou ameaçadoras:

"J não conseguia expressar suas próprias emoções a não ser por meio de Thomas & Friends. Quando ele desobedecia, ele dizia que era como Diesel 10 e quando queríamos descobrir o que ele estava sentindo perguntávamos a ele como Thomas estava se sentindo naquele dia.”
"Pai de uma criança de nove anos de idade com autismo

Tempo com Thomas & Friends

Não houve surpresa, tendo em vista o elevado interesse que demonstraram por Thomas & Friends, diariamente muitas (42%) das crianças do estudo dedicavam um bom tempo a Thomas & Friends, onde aproximadamente 11% delas dedicou mais de três horas na maioria dos dias.
As entrevistas mostraram que a maioria das crianças tinham uma forte ou muito forte ligação com Thomas & Friends, mesmo aquelas que desenvolveram outros interesses, elas ainda mantinham o gosto pelo  personagem.
Com sucesso variável, alguns pais tinham incentivado deliberadamente seus filhos a mudar seu interesse para outros personagens mais apropriados para as suas idades, pois temiam que fossem alvo de chacotas ou intimidação. Outros pais não demonstraram a mesma atitude por acreditar que com o passar do tempo seus filhos desenvolverão outros interesses quando estiverem prontos para isso.

Conclusão

Nosso estudo indica que Thomas & Friends é o personagem infantil preferido entre as crianças com autismo e que muitos pais sentem que tem desempenhado um papel significativo na aprendizagem precoce de seu filho e no desenvolvimento de habilidades importantes.
Para muitas crianças com autismo, essa relação intensa e especial com Thomas & Friends dura muito mais tempo, quando comparado com o período de relacionamento dos seus irmãos com o personagem.
Os pais relataram que a simplicidade e a previsibilidade dos personagens e do apelo do enredo, além do conforto oferecido para os seus filhos lhes permitiram aprender sobre os fundamentos das expressões faciais e das emoções de uma forma não-ameaçadora.
Thomas & Friends teve claramente uma influência benéfica sobre a vida de crianças com autismo em nosso estudo e em seus pais, não só na aprendizagem das crianças, mas também por proporcionar uma comunicação controlável entre a criança e seus pais.


Texto original disponível em: Mundo Asperger - "Autismo e Thomas & Friends"

domingo, 20 de fevereiro de 2011

DIETA SEM GLÚTEN E SEM CASEÍNA (SGSC) E O AUTISMO

A Dieta da Sem Glúten e Sem Caseína (SGSC) é o primeiro passo quando se inicia a intervenção nutricional no autismo e outros transtornos globais do desenvolvimento. Essa dieta exige a retirada de todos os alimentos contendo glúten e caseína da alimentação de seu filho. O glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada e aveia; sendo encontrado no pão, biscoitos, massas, cereais, produtos de panificação, e muitos outros alimentos, também por contaminação industrial. A caseína é a proteína encontrada no leite, o qual é utilizado em produtos lácteos, integral e desnatado, como os queijos, nata, manteiga, sorvete, iogurte, requeijão, creme de leite, leite em pó usado como aditivos em alimentos, e muitos outros.
Quando ingeridos por crianças com comprometimento do trato digestivo, como muitas crianças dentro do Espectro Autista, as proteínas do glúten e caseína podem causar inflamação no intestino, dor e problemas digestivos. Quando a proteína não é devidamente quebrada durante a digestão, ela pode formar opióides (compostos semelhantes ao ópio e à morfina). Estudiosos acreditam que os opióides do glúten (gluteomorfina) e da caseína (caseomorfina) são problemáticos para as crianças com autismo, sendo responsáveis por muitos de seus sintomas.
A digestão insuficiente do glúten e da caseína pode levar a problemas digestivos, como diarréia, constipação, gases, inchaço, assim como entorpecimento mental, desatenção e insensibilidade à dor para muitas crianças com autismo. Estudos realizados com milhares de pais em todo o mundo indicam que os sintomas físicos e comportamentos associados ao autismo reduzem com uma dieta SGSC. Um período experimental de restrição ao glúten e a caseína por pelo menos 6(seis) meses é recomendado para indivíduos com autismo, déficit de atenção, hiperatividade, dislexia, Síndrome de Down, S. de Asperger, epilepsia, assim como asma, alergias e outros.
Primeiro deve-se remover toda a caseína da dieta, seguido da eliminação total do glúten, substituindo os alimentos habituais por similares SGSC.  A maioria dos alimentos que contém as proteínas ofensivas do glúten e da caseína é fácil de identificar. No entanto, algumas preparações podem “esconde-los”, ou conter traços por contaminação durante a produção. É importante verificar todos os ingredientes e seguir rigorosamente a dieta, pois infrações podem inibir ou mascarar o progresso.
É bastante freqüente a substituição inicial do glúten e caseína pelos derivados da soja (leite de soja, farinha de soja...). Porém, muitas crianças são hipersensíveis a sua proteína, levando à inflamação. Além disso, estudos indicam um possível efeito opióide das proteínas mal digeridas da soja em crianças com autismo. Então, é prudente eliminar toda a soja da dieta, juntamente com o glúten e a caseína.
Ao iniciar a dieta SGSC devemos ter cuidado com a introdução de muitos alimentos SGSC de baixa qualidade nutricional, ricos em açúcares, gordura trans e aditivos químicos, como biscoitos, doces e chips. Mesmo não contendo glúten ou caseína, os açúcares podem alimentar os fungos do intestino e causar um grande desequilíbrio no organismo. Lembre-se, a dieta é mais do que apenas a remoção de alimentos ofensivos. Devemos garantir a ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos para um desenvolvimento adequado. Evite oferecer ao seu filho balas, chocolates, refrigerantes, embutidos, temperos prontos e produtos industrializados contendo corantes, flavorizantes e conservantes.
Freqüentemente se percebe melhora em muitos dos sintomas de autismo durante a implementação da dieta SGSC. Em algumas crianças observamos a melhora de dermatites e eczemas, em outras, a melhora no comportamento, concentração, capacidade cognitiva, contato visual, problemas gastrointestinais, fala e muito mais. Cada um é diferente e responde de maneira individual ao tratamento. Procure se informar mais sobre o assunto em livros, site sobre autismo, com seu médico e nutricionista, experimente receitas e use a criatividade para encontrar o que mais se adapta às necessidades e preferências de seu filho e de toda a família.
Texto elaborado pela nutricionista
                                                                                   Maria Rosa Etcheverry C. Rodrigues


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bruninha e seu processo escolar e de alfabetização !!

Segue abaixo o depoimento dado por Bruninha (como eu gosto de chamá-la, também) que veio enriquecer nosso blog ajudando pais e profissionais da Educação a pensar um pouco mais sobre as várias possibilidades de fazer a inclusão escolar acontecer de verdade !! Obrigada, Bruninha por essa contribuição ! :)

Olá, pessoal do "Pedagogia da inclusão escolar"!
é com uma grande satisfação que venho falar sobre o processo de alfabetização durante a minha vida escolar.
Bem, como todos sabem, a paralisia cerebral (PC)- É decorrente pela hipoxia cerebral causando lesões em diversas áreas cerebrais, cognitiva, motricidade, entre outras. No meu caso, a PC causou lesões nas áreas vocais (falar lentamente) e motoras. Pois bem, o processo da minha alfabetização foi um quebra cabeça bem tranqüilo, digo isso, pois ao longo do caminho meus pais, minha irmã e eu pudéssemos mostrar um “leque” de possibilidades para os meus professores para que pudessem me acompanhar no âmbito escolar com adaptações feita pelos mesmos e\ou compradas, mas confesso, eu sentia muita anciã de poder me livrar das adaptações, pois para mim, algumas peças me atrapalhavam, mesmo assim, pude experimentá-los, nunca perdi as oportunidades que Deus me deu e me dá até hoje; mas por conta própria aos poucos pude larga-los e tentar do meu jeito. Tentando marcar as questões das provas em espaços maiores, ou fazendo provas orais.
Bem, pessoal acho que é isso. A vida é repleta de adaptações.

Ass: Cícera  Bruna

Uma rapidinha...
Como você aprendeu a escrever, foi da mesma maneira que os outros alunos? 
 R= Na verdade a minha rotina escolar sempre foi de forma tranquila, aprendi a ler com a idade exata igual as outras crianças, já a escrever demorei um pouco, pois eu conseguia firmar o lápis no papel, então susteva o lápis com as duas mãos e c/o tempo fomos adotando meios para facilitar o meu desenvolvimento motor, como lápis de pedreiro, coleção de lápis colorido grosso, materias sempre maiores e mais largos, sempre com aparelhos que segurasse o  papel e o livro. Sempre fui tradada igual as demais crianças, claro que com atenção a mais na estrutura física, no mais, não há o que falar.

Como eram seus cadernos de escrita?

R= Cadernos normais, mas os exercicios eram feitos de forma espaçosas para que podesse marcar. Mas como estamos no mundo técnologico, recomendo á vocês, pais, reivindicarem os direitos dos filhos na escola particular ou públicas.

Que atividades vc fazia nesse processo de escrita?

R= Pinturas com tintas,  massa de modelar tendo haver  sempre com os exercicíos em sala, claro.

Bjuuuu,
Bruna.