Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

domingo, 15 de maio de 2011

Movimentos repetitivos e maneirismos: controlá-los ou não?

Algumas pessoas com dificuldades do espectro do autismo apresentam movimentos "incomuns" e repetitivos, entre eles balançar as mãos, girar, mover os dedos diante dos olhos. Minha aluna costuma balançar as mãos, principalmente, quando está feliz ou ansiosa. 
Então, venho assegurar pais e profissionais que esses movimentos podem ser reconfortantes e servirem de autorregulação para essas pessoas, segundo Williams e Wright (2008) e o Programa Son Rise. Relatos autobiográficos de adultos com autismo mais uma vez sustentam a idéia de que os comportamentos repetitivos servem para acalmar e aliviar (Bluestone, 2004). 
Os movimentos repetitivos costumam diminuir quando nos conectamos com a criança aceitando-a e não tentando parar o comportamento, mas juntando-se a ela na atividade repetitiva. Isso fará com que a criança participe mais das interações sociais e diminua os comportamentos repetitivos e auto-estimulatórios. Caso contrário (e por experiência própria) se tentarmos bloquear o movimento repetitivo com o passar do tempo ela poderá manifestar um outro tipo de comportamento estereotipado.
No entanto, vale a pena eliminar os movimentos repetitivos se:
  • forem excessivos e dificultarem outros aspectos da vida;
  • ferirem o outro ou a si mesmo;
  • interferirem excessivamente na vida familiar.
Por isso, antes de agir na tentativa de anular o comportamento repetitivo observe levando em consideração qual o problema, por que ele acontece e como lidar com ele.

Esperando comentários sobre o tema ! ;)

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