Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia Mundial da Conscientização do Autismo - Evento 02/04 !!

Conscientização: sábado é dia de falar sobre Autismo

Sábado, 02 de abril, é o dia de conscientização sobre o Autismo. Para despertar o debate sobre o assunto, a APAARN – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN, com apoio da FARN, realiza uma panfletagem pela manhã, no cruzamento do Midway com a Avenida Bernardo Vieira e no calçadão na Av. Rio Branco, Centro.

Essa será a primeira vez na cidade e no Estado que ocorre tal atividade. No mesmo dia, será realizada a primeira audiência pública na Câmara dos Vereadores de Natal, onde haverá debates referente às políticas públicas voltadas para o autismo e a apreciação de um Projeto de Emenda da Lei Orgânica para inserir o autismo na lei vigente.


O trabalho da Associação em parceria com a FARN é realizado durante todo o ano, através de um convênio de cooperação em que os pacientes autistas são recebidos nas Clínicas Integradas da FARN, com equipe multidisciplinar em Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Enfermagem.


SAIBA MAIS Dia da consciência do autismo - Mais uma vez, a ONU conclama o mundo a se conscientizar da existência das pessoas com autismo. Criado em fins de 2007 e comemorado a partir de 2008, o Dia Mundial da Consciência do Autismo é uma oportunidade especial de se pensar o significado de ser humano e como estender a todos os direitos mais fundamentais. Autismo, para uns, é considerado uma doença; para outros, um distúrbio.

Mais que isso, é um jeito de ser, que pode e deve ser acompanhado e tratado, de forma que as pessoas autistas possam levar suas vidas de maneira integrada à sociedade, participando e contribuindo para ela. Ser autista significa ter uma série de dificuldades: na comunicação, no convívio com as outras pessoas, mostrando movimentos repetitivos e interesses restritos. Ao contrário do que se pensa, autistas vivem em nosso mundo, e não em um mundo imaginário; sofrem para se integrar a uma sociedade que não se esforça para os entender. Ser autista significa, acima de tudo, ser humano.

SERVIÇO

DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO
ATIVIDADE: PANFLETAGEM
LOCAIS: CRUZAMENTO DAS AVENIDAS BERNARDO VIEIRA E SALGADO FILHO; AVENIDA RIO BRANCO
HORÁRIO 8H ÀS 12H

2 comentários:

  1. Mariana Querida
    A APAARN , só apareceu na tv. Pois a iniciativa do movimento foi das mães. Que por sinal , muito batalhadoras!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tatiana !! Frequentei a APAARN durante uma pesquisa (2 anos)..realmente as mães de lá lutam mesmo pelos direitos dos seus filhos ! Um abraço ! :)

    ResponderExcluir