- A educação é uma das formas mais eficazes para ajudar essas crianças;
- A escola deve ter uma professora auxiliar em sala de aula, principalmente, no início do processo de inclusão escolar ou em atividades especiais;
- O aluno autista aprende a partir da concretização de suas ações, ou seja, através da experiência;
- Os autistas são pensadores visuais e, portanto, às vezes, o ensino não pode ser baseado, exclusivamente, em explicações por meio da linguagem verbal;
- A comunicação professor-aluno deve estabelecer-se de forma que o professor se dirija a ele com poucas palavras, claras e concretas, pelo menos no início e ir ampliando o vocabulário quando a criança demonstrar que compreendeu;
- É importante estabelecer rotinas, mas se a criança souber fazer escolhas é essencial que ela faça-as;
- O professor deve ensinar seu aluno a aprender;
- Parceria família-escola é extremamente importante;
- Limites claros e firmes devem estar sempre presentes;
- Ambientes, horários e materiais organizados é muito importante;
- Um bom Plano Individualizado de Ensino pode diminuir os comportamentos ditos inadequados;
- Os alunos com Autismo precisam de um sistema de comunicação que possa entender e que possa se expressar.
Olá, famílias e profissionais...
Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).
sábado, 2 de abril de 2011
Algumas informações que a escola deve ter para poder ajudar seu aluno com Autismo !!
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