Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

"Sintomas" autísticos (de 3 a 5 anos) !!

Citarei aqui algumas características que podem apresentar algumas crianças, entre 3 e 5 anos, que se enquadram nos Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Comportamentos que podem ser observados nessa idade:

  • não faz bom contato visual com você ou outras pessoas;
  • pode não se interessar muito pelo outro;
  • costuma brincar sozinho;
  • mostra reação incomum de inquietação em relação aos outros (ignora ou dá gargalhadas);
  • destaca-se pelo comportamento distinto no grupo de brincadeiras, então, costuma andar pela sala quando os outros alunos estão sentadas na hora da história;
  • quanto a linguagem e comunicação: pode falar pouco ou muito (repetição); repete frases de vídeos, filmes, desenhos animados...; apresenta ecolalia (repetição de frases que acabou de ouvir - ecolalia imediata - ou que ouviu em outro momento anterior- ecolalia tardia); pode apresentar dificuldade em compreensão;
  • tem dificuldades m compreender brincadeiras de faz-de-conta ou parece perplexo diante de brincadeiras criativas de outras crianças;
  • insiste em brincar de uma determina forma;
  • costuma brincar com a mesma coisa todos os dias e durante muitas horas demonstrando irritação quando é impedido de fazer isso;
  • demonstra interesse por coisas "incomuns" para uma criança, como por exemplo, interesse pelas rodas de um carrinho; logotipos...
  • parece preferir atividades rotineiras;
  • costuma girar ou balançar o corpo e fazer movimentos com as mão ou dedos
  • costuma enfileirar livros, carrinhos...
  • alguns parecem ser muito sensíveis ao barulho (ex.: leva as mãos aos ouvidos com sons altos), aos aromas (ex.: costuma cheirar roupas, comidas, pessoas...) e ao toque (ex.: acaricia objetos por longo tempo ou não gosta do toque de certos tecidos e, assim, ficam irritados. Além disso, as crianças podem demonstrar sensibilidade visual (ex.: dedos se mexendo em frente ao seu rosto ou evitar o Sol e muitas cores).
Essas últimas características dizem respeito as suas preferências sensoriais bem como identificar se sua criança é hipossensível ou hipersensível a alguns estímulos olfativos, tatéis, visuais e paladares. Portanto, será mais fácil compreender o comportamento do seu filho ou aluno se você identificar as preferências sensoriais dele.

Mais a respeito disso, num próximo post !!

Perguntas, dúvidas, sugestões de postagens é só deixar no blog.

;)

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