O método TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children) foi criado na década de 60 pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), por Eric Schopler e colaboradores. O método visa, por meio do uso de apoios visuais e da organização do ambiente físico, compensar a falta de algumas habilidades que o autista possa apresentar.
O uso de rotinas previsíveis, com diferentes graus de flexibilidade, são estratégias tipicamente utilizadas pelo TEACCH. As rotinas podem ser classificadas em três tipos: estruturadas, semi-estruturadas e livres.
O programa prevê, ainda, um ensino individualizado e de habilidades que possam se dar em ambientes naturais, ou seja, em contextos reais.
É primordial que o ensino de habilidades seja funcional e conte com a participação dos pais no planejamento de ações que respeitem os desejos e o estilo de vida do aluno e de seus familiares.
Trecho retirado do meu trabalho monográfico. Maiores informações, dúvidas ou comentários sobre esse método de ensino só deixar no blog.Tentei anexar imagens de atividades que realizei com meus alunos utilizando esse método, mas não consegui. Vou continuar tentando para mostrar a vocês.
Mari, parabéns pelo lindo espaço de desmistificação do autismo e da inclusãao escolar. Através dos textos aqui expostos, podemos conhecer um pouco mais sobre essa questão que a cada dia surge em nossas escolas.
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