Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bruninha e seu processo escolar e de alfabetização !!

Segue abaixo o depoimento dado por Bruninha (como eu gosto de chamá-la, também) que veio enriquecer nosso blog ajudando pais e profissionais da Educação a pensar um pouco mais sobre as várias possibilidades de fazer a inclusão escolar acontecer de verdade !! Obrigada, Bruninha por essa contribuição ! :)

Olá, pessoal do "Pedagogia da inclusão escolar"!
é com uma grande satisfação que venho falar sobre o processo de alfabetização durante a minha vida escolar.
Bem, como todos sabem, a paralisia cerebral (PC)- É decorrente pela hipoxia cerebral causando lesões em diversas áreas cerebrais, cognitiva, motricidade, entre outras. No meu caso, a PC causou lesões nas áreas vocais (falar lentamente) e motoras. Pois bem, o processo da minha alfabetização foi um quebra cabeça bem tranqüilo, digo isso, pois ao longo do caminho meus pais, minha irmã e eu pudéssemos mostrar um “leque” de possibilidades para os meus professores para que pudessem me acompanhar no âmbito escolar com adaptações feita pelos mesmos e\ou compradas, mas confesso, eu sentia muita anciã de poder me livrar das adaptações, pois para mim, algumas peças me atrapalhavam, mesmo assim, pude experimentá-los, nunca perdi as oportunidades que Deus me deu e me dá até hoje; mas por conta própria aos poucos pude larga-los e tentar do meu jeito. Tentando marcar as questões das provas em espaços maiores, ou fazendo provas orais.
Bem, pessoal acho que é isso. A vida é repleta de adaptações.

Ass: Cícera  Bruna

Uma rapidinha...
Como você aprendeu a escrever, foi da mesma maneira que os outros alunos? 
 R= Na verdade a minha rotina escolar sempre foi de forma tranquila, aprendi a ler com a idade exata igual as outras crianças, já a escrever demorei um pouco, pois eu conseguia firmar o lápis no papel, então susteva o lápis com as duas mãos e c/o tempo fomos adotando meios para facilitar o meu desenvolvimento motor, como lápis de pedreiro, coleção de lápis colorido grosso, materias sempre maiores e mais largos, sempre com aparelhos que segurasse o  papel e o livro. Sempre fui tradada igual as demais crianças, claro que com atenção a mais na estrutura física, no mais, não há o que falar.

Como eram seus cadernos de escrita?

R= Cadernos normais, mas os exercicios eram feitos de forma espaçosas para que podesse marcar. Mas como estamos no mundo técnologico, recomendo á vocês, pais, reivindicarem os direitos dos filhos na escola particular ou públicas.

Que atividades vc fazia nesse processo de escrita?

R= Pinturas com tintas,  massa de modelar tendo haver  sempre com os exercicíos em sala, claro.

Bjuuuu,
Bruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário