Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

terça-feira, 5 de abril de 2011

Aprendendo a usar o computador...

O JECRIPE foi lançado no dia 14 de abril de 2010 e trata-se de um jogo cuja proposta é proporcionar entretenimento e auxiliar no estímulo de crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar. Este foi o primeiro jogo eletrônico desenvolvido para atender as necessidades específicas deste grupo.
Todas as brincadeiras desenvolvidas nesse jogo foram apresentadas de acordo com pesquisas realizadas pela equipe do projeto, de forma que elas estimulam a criança para atividades interativas de forma progressiva. Ele conta com tarefas que envolvem “clicar e arrastar” objetos, mover elementos para atividades específicas e até mesmo imitação de gestos (através de dançar uma música).

Por isso, levei esse jogo para escola onde trabalho e estou utilizando-o com minha aluna com Autismo, e uma outra professora, também, está usando o jogo do Jecripe com um aluno com psicose infantil. Além das noções de clicar e arrastar esse jogo trabalha com pareamento de cores, percepção visual, coordenação olho-mão, imitação e etc. Para facilitar na identificação do "botão" que deve ser clicado coloquei um adesivo colorido no "botão" esquerdo, mas pode ser colocado algo com textura que pode facilitar ainda mais a identificação desse "botão". 
É um jogo motivador para aquelas crianças que gostam de música (como a minha aluna com Autismo), pois se sentem motivadas a clicar para escutá-la. 

Esse jogo está disponível para download gratuitamente em: http://www.baixaki.com.br/download/jecripe.htm

Espero que possam usar com suas crianças com Transtorno do Espectro Autista e, se possível, me contem como foi a experiência de usar esse jogo.

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário