Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

domingo, 10 de abril de 2011

O processo de ensino-aprendizagem de um aluno autista ! Minha prática ;)

O autismo é um tipo de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) caracterizado por atrasos e desvios nas áreas de comunicação, interação social e manifestação de comportamentos restritos e repetitivos. A Política Nacional de Educação Especial assegura, através do atendimento educacional especializado, o desenvolvimento da autonomia e independência do aluno com TID na escola e fora dela. O Currículo Funcional Natural (CFN) apresenta-se como um instrumento promissor que poderia favorecer a inclusão de alunos com autismo em classes regulares, pois se trata de uma filosofia de educação que vê o sujeito autista como pessoa e, por isso, apresenta necessidades, interesses e habilidades comunicativas, comportamentais, sensoriais, cognitivas e interpessoais imprescindíveis para o seu processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral do presente estudo foi avaliar o desempenho acadêmico e funcional de um aluno com autismo, inserido em uma classe regular, a partir do desenvolvimento do CFN. Assim, a pesquisa torna-se relevante, pois há poucos estudos empíricos que abordam a inclusão de alunos com TID em salas regulares, ou seja, pesquisas que procurem analisar o desempenho desses alunos em habilidades acadêmicas e sociais num ambiente inclusivo.
 
Mais dessa pesquisa realizada, disponível                                     em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/resumos/resumos/1519.htm
 
;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário