Olá, famílias e profissionais...

Esse blog é destinado as famílias, profissionais e interessados pela temática, que atuam na educação de suas crianças com necessidades educacionais especiais (NEEs). Espero poder ajudá-los nessa caminhada de educação e inclusão social.
Devemos, portanto, tratar os nossos alunos com NEEs como pessoas e educá-los para a vida (CUCCOVIA, 2000).

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O tema é a epilepsia e a escola...

Lendo a Revista Brasileira de Educação Especial (2010) vi um relato de pesquisa que me ajudou no meu dilema anterior (ler "Dilema profissional: atendimento especial ou escola regular?"). Esse estudo foi  realizado com 56 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, no RJ e em SP, cujo objetivo foi identificar quantas crianças com epilepsia estavam matriculadas em escolas públicas regulares e especiais bem como verificar se as variáveis associadas à epilepsia estão correlacionadas ao tipo de escola que elas frequentam. E um dado que me chamou a atenção e me fez repensar sobre o processo de escolarização da Mônica foi que o estudo constatou que as crianças que frequentavam escolas especiais, quando comparadas às crianças das escolas regulares, apresentaram maior gravidade da doença e maior número de crises epilépticas, tiveram início mais precoce além de terem uma duraçao da epilepsia mais longa. Além disso, usavam um maior número de medicamentos. Ou seja, os alunos das escolas especiais apresentaram uma maior gravidade da doença do que os alunos das escolas regulares. Agora, fiquei me questionando o porquê dos alunos inseridos em escolas regulares apresentaram menos crises epilépticas do que os das escolas especiais...

Pais, profissionais e interessados leiam este artigo e vejam os dados impressionantes que esta pesquisa nos dá! E vamos rumo a inclusão escolar! Segue abaixo o link do artigo completo: 



2 comentários:

  1. Amiga, mais uma vez arrasando no blog com suas informações e artigos mais que interessantes e necessários a todos nós educadores. hehe

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga pelo apoio...Precisamos mesmo informar sobre essas pesquisas que nos relatam muitass coisa interessantes e nos manter atualizada com a área de nosso interesse!
    Bju!

    ResponderExcluir